NOTÍCIAS


Associados
 

2017-03-16

Aeroporto de Lisboa arranca 2017 a crescer 21,6%


 O aeroporto de Lisboa registou um crescimento de 21,6% do tráfego de passageiros no passado mês de Janeiro, revelam os dados divulgados pela Airports Council Internacional (ACI) Europe, entidade que representa cerca de 500 aeroportos em 45 países europeus.

 
O aeroporto Humberto Delgado figura, assim, entre os cinco dos que recebem entre 10 e 25 milhões de passageiros que mais cresceram na Europa no arranque de 2017.
 
Em média os aeroportos da mesma dimensão de Lisboa registaram um acréscimo de 11,4%, tendo a infra-estrutura da capital portuguesa sido apenas ultrapassada em Janeiro por Varsóvia, São Petersburgo, Berlim e Praga.
 
De acordo com dados da ACI Europe, também o aeroporto de Faro figura entre os que mais cresceram na Europa. De entre as infra-estruturas que recebem anualmente entre 5 e 10 milhões de passageiros, a cidade algarvia ocupa também um lugar no "top 5", tendo crescido 25,4% em Janeiro.
 
O tráfego médio de passageiros nos aeroportos europeus cresceu no primeiro mês do ano, de acordo com a ACI, 8,9%, face a Janeiro de 2016.
 
No ano passado, o aeroporto de Lisboa cresceu 11,7% comparativamente com 2015, atingindo os 22,4 milhões de passageiros.
 
Faro, por seu lado, registou o maior crescimento entre os aeroportos nacionais em 2016, na ordem dos 18,5% para um total de 7,6 milhões de passageiros.
 
As estimativas da ANA – Aeroporto de Portugal apontam para que este ano o aeroporto Humberto Delgado possa atingir os 25 milhões de passageiros.
 
A gestora dos aeroportos nacionais e o Estado assinaram já um memorando de entendimento com vista à criação de um aeroporto complementar no Montijo.
 

Fonte:
Jornal de Negócios