NOTÍCIAS


Associados
 

2018-02-14

Aviação vai precisar de 600 mil pilotos


O crescimento do transporte aéreo deverá implicar o recrutamento de mais de 600 mil pilotos em todo o mundo até 2036, o que representa um desafio atendendo ao envelhecimento da população, assinala esta quarta-feira a Organização da Aviação Civil internacional (OACI), uma agência das Nações Unidas.

O número de voos comerciais e de passageiros duplica a cada período de 15 anos, mas a mão de obra disponível por este sector "contrai-se", referiu a secretária-geral da OACI, Fang Liu, perante o Conselho das relações internacionais de Montreal (CORIM).

4,1 mil milhões de pessoas por ano a viajar de avião

Esta responsável assinalou o "inevitável envelhecimento da população, a baixa da natalidade e outros fatores", incluindo a "atração dos futuros talentos para outros sectores de alta tecnologia".

A agência de aviação das Nações Unidas, calcula que até 2036 vão ser necessários "pelo menos 620.000 pilotos" para operar os aparelhos comerciais de 100 lugares ou mais e em circulação pelo mundo. "E 80% dos futuros aviadores serão novos pilotos que ainda não voam atualmente", sublinhou.

Cerca de 4,1 mil milhões de pessoas viajam por avião anualmente, e um terço das mercadorias permutadas em todo o mundo é efetuada por via aérea, enfatizou ainda a a secretária-geral da OACI.


Fonte:
Expresso