NOTÍCIAS


Associados
 

2018-08-29

Comunicado de Imprensa 05/2018 - ANAC


Os Diretores Gerais da Aviação Civil dos 44 Estados membros da CEAC - Conferência Europeia da Aviação Civil, reúnem-se anualmente fora da sede da Organização em Paris. Em cada ano, um dos Estados Membros da Organização, é o anfitrião dessa reunião.

Em 2018, a ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil, em coordenação com a CEAC, organizará a 67ª reunião dos Diretores Gerais, em Ponta Delgada, Açores.

A localização do evento na Região Autónoma dos Açores visa dar a conhecer uma região de Portugal com um relevante papel geoestratégico, onde está situado o Centro de Controlo Oceânico que presta os serviços de apoio à navegação aérea na Região de Informação de Voo de Santa Maria, por delegação da ICAO - Organização da Aviação Civil Internacional.

Nesta reunião estarão presentes, para além dos Diretores Gerais dos Estados membros da CEAC, a Secretária Geral da ICAO, Sra. Fang Liu, o Diretor Regional da ICAO para a região da Europa e Norte Atlântico, Sr. Luis Fonseca de Almeida, a Presidente da CEAC, Sra. Ingrid Cherfils, o Secretário Executivo da CEAC, Sr. Salvatore Sciacchitano, o Diretor Geral da Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia, Sr. Henrik Hololei, o Diretor Geral do EUROCONTROL, Sr. Eamon Brennan, o Diretor Executivo da EASA, Sr. Patrick Ky, e outros altos funcionários destas Organizações.

Na sessão de abertura, a ter lugar no dia 30 de agosto, pelas 09:00h, nas Portas do Mar, Ponta Delgada, estará presente o Senhor Secretário de Estado das Infraestruturas Dr. Guilherme W. d’ Oliveira Martins e o Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Alves Cordeiro que apresentarão as boas vindas às delegações.

Nesta sessão, a Sra. Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, Dra. Ana Amorim Cunha fará uma apresentação sobre o transporte aéreo na Região Autónoma dos Açores e o Sr. Presidente da ANAC, Dr. Luis Ribeiro apresentará os desenvolvimentos do transporte aéreo em Portugal.

Na reunião reservada, os Diretores Gerais irão discutir as matérias relacionadas com a participação europeia na ICAO, designadamente na 13ª Conferência de Navegação Aérea, a realizar em outubro próximo, onde se irão tratar dos assuntos relacionados com segurança operacional da aviação e com capacidade e eficiência de navegação aérea.

Serão igualmente abordadas as prioridades da Europa para a 40ª sessão da Assembleia, a ter lugar em setembro/outubro de 2019, assim como os objetivos europeus para a Segunda Conferência de Alto Nível sobre o Plano Global da segurança da aviação que se realizará, em novembro de 2018.

No dia 1 de setembro decorrerá uma visita ao Centro de Controlo Oceânico que presta os serviços de apoio à navegação aérea na Região de Informação de Voo de Santa Maria, ao Centro de Formação Aeronáutica dos Açores e à ESA.


Fonte:
ANAC