NOTÍCIAS


Associados
 

2015-11-12

Fernando Pinto escolhido por Pedrosa e Neeleman para liderar a TAP


Fernando Pinto vai ser o presidente executivo da TAP, na nova comissão executiva da transportadora escolhida pelo consórcio Atlantic Gateway, que inicia funções já na sexta-feira, 13 de Novembro. O gestor brasileiro é o único que transita dos anteriores órgãos sociais.

Os outros dois gestores brasileiros que faziam parte da comissão executiva, Luís Mór e Manoel Torres, abandonam o conselho de administração mas mantém-se com as responsabilidades que tinham até agora, soube o Negócios. Luís Mór tem a seu cargo as áreas do marketing, comunicação e relações públicas e serviço ao cliente. A Manoel Torres estão atribuídos os pelouros das operações de voo, planeamento de frota, rede e planeamento, controlo operacional, relações internacionais e alianças e tecnologias de informação.

Os dois chegaram a Portugal com Fernando Pinto em 2000, quando este foi contratado pelo Governo do PS para tratar do processo de venda de parte do capital da TAP à Swissair. Agora, com a concretização da compra de 61% do capital da TAP por parte do consórcio Atlantic Gateway, formalizada esta quinta-feira, os três gestores brasileiros separam-se profissionalmente.

O novo conselho de administração da TAP, que entra já em funções na sexta-feira, dia 13 de Novembro, será formado por 11 elementos. Nove nomeados pelo consórcio Atlantic Gateway e dois pelo Estado português. É desta composição administrativa que resultará a nova comissão executiva de três elementos, liderada por Fernando Pinto.

A identidade dos restantes dois membros é ainda desconhecida, sabendo-se apenas que um é indicado pelo dono da Azul, David Neeleman, e outro por Humberto Pedrosa, líder do grupo Barraqueiro.

No novo modelo de gestão da TAP é extinto o conselho de fiscalização.


(Notícia actualizada às 19h28 com a informação de que Luís Mór e Manoel Torres abandonam a administração mas mantém os seus cargos)


Fonte:
www.jornaldenegocios.pt