NOTÍCIAS


Associados
 

2016-02-08

Aeroportos do Porto e Ponta Delgada entre os que mais crescem na Europa


O movimento de passageiros nos aeroportos europeus cresceu, em média, 5,2%, de acordo com os dados de 2015 da Airports Council Internacional Europe (ACI), divulgados sexta-feira em comunicado. 

 

No ano passado, segundo os números da ACI, os dois aeroportos nacionais, Porto e Ponta Delgada, estão entre os que maior aumento do tráfego de passageiros apresentaram. O aeroporto do Porto ocupa a quarta posição no grupo das infra-estruturas que recebem entre cinco a 10 milhões de passageiros por ano, onde a média de crescimento foi de 7,1%.

 

Já Ponta Delgada ocupa a segunda posição em termos de crescimento registado em 2015 no grupo de aeroportos com menos de cinco milhões de passageiros. Pela infra-estrutura dos Açores – que em Março do ano passado viu concretizada a liberalização das ligações aéreas – passaram mais 29,5% de passageiros, quando a média de aumento nos aeroportos com que compara foi de 5,5%.
 

Lisboa, por seu lado, que integra o segundo grupo de aeroportos (entre 10 e 25 milhões de passageiros por ano) não está na lista dos que registaram as mais elevadas taxas de crescimento em 2015. Apesar dos acréscimos que vem registando, a Portela não cresceu mais do que 12,1% registados pelo aeroporto de Izmir.
 

Quanto aos aeroportos que receberem mais de 25 milhões de passageiros por ano, no conjunto de 2015, foi Madrid que registou o maior crescimento, de 12%.

 

Só no mês de Dezembro, de acordo com os dados da ACI, Porto e Ponta Delgada integram também a lista dos aeroportos que mais cresceram, com taxas de 16,7% e de 29,5% respectivamente.
 

No comunicado, a ACI destaca que só nos aeroportos da União Europeia o aumento do tráfego de passageiros foi de 5,6%, registando-se crescimentos a dois dígitos em aeroportos não só de Portugal, mas também da Irlanda, Grécia, Roménia, Hungria, Eslováquia, Eslovénia e Lituânia.

 

 


Fonte:
Jornal de Negócios 08-02-2016